sábado, 18 de junho de 2011

Excerto de uma entrevista com o próximo Ministro da Educação

Nuno Crato, em 2006, próximo ministro da Educação In: www.educare.pt

Na sua opinião, quais são atualmente as questões mais preocupantes na Educação em Portugal?
“…Em terceiro lugar, a formação, seleção e promoção de professores, que não é feita de forma a privilegiar o conhecimento das matérias, a capacidade pedagógica e o mérito.
Em quarto lugar, o centralismo ministerial que retira às escolas a possibilidade de contratarem os melhores professores, arranjarem soluções adequadas às suas especificidades, etc...”


Na formação dos professores será que teremos novamente a valorização dos estágios pedagógicos com turmas sob a responsabilidade dos professores estagiários, tal como acontecia antes de 2006 e alterada simplesmente por motivos economicistas?
O conhecimento das matérias, a capacidade pedagógica e o mérito serão preocupações num ministério onde está prevista a supressão de professores através de uma simples prova de ingresso, implementada por motivos estatísticos no centro de emprego?
Parece que Nuno Crato defende a contratação de professores directamente pelas escolas de forma a se “arranjarem soluções adequadas às suas especificidades”. Teoricamente esta parece ser uma solução adequada num país equilibrado, mas num país como o nosso onde impera o clientelismo e a conhecida política dos “boys”, onde o cargo de Diretor anda cada vez mais de mão dada com os interesses partidários, esta pode ser a solução adequada para transformar a escola no grande tacho do município local, dos amigos Diretor ou do partido político local maioritário.