sexta-feira, 1 de julho de 2011

Programa do Governo/Educação/Professores

Motivar e desenvolver os recursos humanos da educação
- A simplificação do Estatuto da Carreira Docente a par do estabelecimento de medidas que reforcem as competências dos directores de escola;
- Uma selecção inicial de professores que permita integrar no sistema os mais bem preparados e vocacionados designadamente através da realização de uma prova de avaliação de conhecimentos de acesso à profissão.
Estabilidade e dignificação da profissão docente
- Reformando o modelo de avaliação do desempenho dos docentes de forma a desburocratizar o processo, promovendo um regime exigente, rigoroso, autónomo e de responsabilidade…
Gestão descentralizada da rede de estabelecimentos de ensino
Neste domínio, importa assegurar uma maior articulação e cooperação entre a oferta de ensino pública e privada, visando potenciar a sua complementaridade. …
- Lançamento de concursos públicos para contratualização de oferta privada em situações de carência ou ruptura da rede.
In: http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Documentos/Programa_GC19.pdf

Comentário: Se o objectivo é preparar bem os professores, porquê que não se opta por apostar nos locais onde eles realmente são preparados e formados?
Não se encontra nada de significativo no programa de governo acerca da estabilização do corpo docente nas escolas. Será isso assim tão irrelevante para a estabilidade e dignificação da profissão?
Nas situações de carência porquê que o governo não procura suprimi-las com a melhoria da oferta pública, como é sua obrigação tal como está estipulado na Constituição?


Sem comentários: